terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tecnologias para a Educação - Ambiente Virtual ¹

A utilização adequada das tecnologias na educação é de grande relevância, visto que o mundo apresenta um acelerado crescimento na utilização do ambiente virtual.
O Ambiente virtual utilizado de maneira adequada nos traz inúmeras contribuições. Em alunos, por exemplo, a vontade de aprender e discutir assuntos aumenta, pois a metodologia de ensino é outra, fugindo do cotidiano.
Contudo esta metodologia sem orientação devida pode causar, por exemplo, o popular (ctrl+C e cltr+V), atalho que copia e cola, resultando falta de leitura prévia e baixo rendimento escolar.


Segundo Sampaio e Leite (1999, p. 10): 
“Aproximar as pessoas, fazendo-as ter contato com o mundo para construir seu horizonte cultural, e ao mesmo tempo podem afastá-las, aprofundando as desigualdades sociais no que se refere ao acesso a estas vantagens, aos bens materiais e ao conhecimento.”


Enfocando a utilização dos blogs na educação pode-se obter um processo de ensino e aprendizagem. E proporcionar tanto ao aluno, quanto ao professor e demais benefícios. Um exemplo é que os professores podem organizar-se, e relatar projetos, assuntos, notas de avaliações, debates nos blogs. O ambiente virtual ajudaria aos professores em sua metodologia de ensino e aos alunos em sua carreira estudantil. O BLOG, pois um blog facilita a organização do ensino e aprendizagem, voltada para o cotidiano do alunado, este que ver o ambiente virtual só como um espaço para (“bate-papo, namoro, amizade, uma ambiente só de diversão”). 

Sampaio e Leite (1999, p. 10), ressaltam que: 
“algumas pessoas se beneficiam dela obtendo conforto e, mais ainda poder; outras as recebem sem condições de assimilá-las e delas participar.”

Portanto deve-se saber criar, utilizar, interpretar e assimilar, pois um Ambiente Virtual usado de maneira correta, trás benefícios para o ensino e aprendizagem.



Referência - SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização Tecnológica do Professor / Marisa Narcizo Sampaio, Lígia Silvia Leite. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário