terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TIPOS DE APRENDIZAGEM


(Texto apresentado a disciplina de Psicologia da Educação - Profª. Rita de Cássia Amorim Santos)


UNIVERSIDADE TIRADENTES - CURSO DE GEOGRAFIA 
Thíagony Hellen de Jesus Santana Vieira
 

Tipo 2: Estímulo-resposta

Lucas Enrique tem 10 anos e cursa a 7ª série do ensino médio no Colégio Amaral Lemos. Ele não se comporta bem nas aulas e gazeia constantemente, o seu professor de História Claudomir comunicou a sua mãe dona Josefa sobre o mau comportamento e desempenho do seu filho. Sua mãe Josefa ao ter uma conversa com seu filho, disse que se ele continuasse a se comportar e a tirar notas ruins na avaliação ela iria cancelar a assinatura da internet e venderia o seu computador. Após a conversa com sua mãe, Lucas foi dormir, no dia seguinte levantou-se, tomou café, banho e foi ao colégio, pois, neste dia será aplicada a avaliação de história. No colégio, Lucas estava muito pensativo, pois, poderia ficar sem o seu passatempo favorito que é acessar internet no seu computador. O professor entregou a prova e ao término do horário Lucas foi o último a entregar-la, após a avaliação foi para casa. No dia seguinte o seu professor de história divulga o resultado e entrega a avaliação e diz a Lucas: - Lucas, parabéns você tirou 10 na prova, fico feliz por sua nota e seu bom desempenho.
Ao chegar em casa Lucas super-feliz mostra a sua mãe a avaliação, sua mãe ficou muito feliz, e elogiou o dia todo, e por isso ela não cancelará a assinatura da internet e nem venderá o computador. Lucas ficou muito feliz.

Obs.: Nesta aprendizagem o individuo associa a resposta a um estímulo, e estabelece uma acossiação estímulo-resposta quando essa resposta é reforçada. Lucas muda seu comportamento na sala de aula e tira uma boa nota na avaliação a pedido da sua mãe. Lucas ao obedece a sua mãe, além de ter um bom desempenho escolar, ele é elogiado e não ficara sem internet e computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário