terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES

A CARTOGRAFIA E A GEOGRAFIA: DIFICULDADES DA INTERPRETAÇÃO CARTOGRÁFICA NA APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Thiagony Hellen de Jesus Santana Vieira (1º)
Universidade Tiradentes
Discente do 5º período do curso de Geografia
thiagony.hellen@acad.unit.br


Fábia Verônica dos Santos
UNIVERSIDADE TIRADENTES
Professora Mestre do Curso de Geografia

RESUMO

Ludo cartográfico, noções de localização e características do Brasil.


A Geografia é uma ciência que estuda o espaço e para tanto utiliza da cartografia como instrumento de apoio para transmitir as informações dos diferentes lugares do globo. Além disso, percebe-se uma dificuldade de orientação e localização no espaço geográfico, o que ganha importância no cotidiano, isso pode ser comprovado em virtude do homem, desde o início das civilizações, sempre utilizar marcações as quais permitiam saber/relembrar os caminhos percorridos, fontes de alimentos, ou áreas propícias para desenvolvimento de agrupamentos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino fundamental em interpretar os diferentes mapas e compreender as informações transmitidas nesse instrumento, além de propor uma metodologia diferenciada para aprendizagem. Para isso, foram observados alunos em Escolas Estaduais de Aracaju, o que possibilitou perceber que no ensino fundamental é o momento onde o aluno inicia o contato com os fundamentos cartográficos e esses fundamentos contribuem significativamente para a aprendizagem de geografia, aprendizagem essa apreendida por mapas em livros ou até mesmo atlas. Para suprir essa dificuldade foi proposta uma nova forma de estudar a linguagem cartográfica de forma lúdica e desenvolvidos jogos cartográficos que permitiu o tornar a aprendizagem agradável, rápida e desenvolvendo no aluno a capacidade de interpretar códigos e sinais. Essa ciência torna-se uma aliada da geografia, pois ao entender os instrumentos cartográficos (leitura e interpretação dos mapas), estes conseguem analisar e refletir sobre as características de uma determinada área. Como resultado da pesquisa pode-se apresentar o despertar do interesse dos alunos para compreender os símbolos, bem como uma maior facilidade para ler mapas e transmitir às informações necessárias a interpretação do espaço geográfico. Portanto, a pesquisa demonstrou que a interpretação cartográfica ganha maior significância na vida do aluno quando ele consegue dominar os códigos e transformar em informações válidas para o cotidiano.

Palavras-chave: Espaço geográfico. Geografia. Instrumentos cartográficos.


ABSTRACT

Geography is a science of space and uses much of cartography as a support instrument for transmitting information from different parts of the globe. Moreover, we find a difficulty in orientation and location in geographic space, which gains importance in everyday life, it can be proved by virtue of man since the dawn of civilization, always use markings which allowed knowing / remembering the paths traveled , food sources or areas suitable for development of clusters. The research aims at analyzing the problems presented by students from elementary school to interpret the maps and understand the information provided in this instrument, besides proposing a different methodology for learning. For that sought to observe students in state schools in the Aracaju, which allowed to realize that the school is the time where the student initiates contact with the cartographic fundamentals and these fundamentals contribute significantly to the learning of geography, learning that seized by maps in books or even atlas. To meet this difficulty was proposed a new way of studying the cartographic language through play and games developed mapping that allowed to make learning enjoyable, fast and developing in students the ability to interpret codes and signals. This science becomes an ally of geography, because the understanding of the mapping instruments (reading and interpretation of maps), they can analyze and reflect on the characteristics of a given area. As a result of the research can be presented awakening the interest of students to understand the symbols, as well as an easier to read maps and information necessary to convey the interpretation of geographical space. Therefore, the research demonstrated that the cartographic interpretation gains more significance in a student's life when he manages to master the codes and turn into valid information for your day to day.

Keywords: Geographic space. Geography. Cartographic instruments.


(Trabalho a ser apresentado no XXIV CBC - Congresso Brasileiro de Cartografia)
http://www.cartografia.org.br/cbc_2010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário