sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ESTUDO DIRIGIDO - Intemperismo/Bacias Sedimentares/Escudos/Embasamento Cristalino/Solo

 Intemperismo/Bacias Sedimentares/Escudos/Embasamento Cristalino/Solo

1. Intemperismo
a) Conceito - Conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas.
b) Tipos
Intemperismo químico, destaca-se ação da água da chuva carregada de outros elementos atmosféricos, como o CO2: ela ataca minerais da rocha em sua superfície exposta e em suas fraturas e os decompõem dando origem a novos minerais, estáveis às condições da superfície terrestre, e a solutos que migram pelas fraturas da rocha ou nas águas superficiais em direção ao mar.
Intemperismo físico ou mecânico destaca-se a ação das variações de temperatura na superfície terrestre o que ocasiona dilatações e contrações nas rochas que se fraturam, favorecendo a degradação por outros agentes também; a dissolução de água em geleiras e sua cristalização em fraturas provoca o esfacelamento em blocos de rocha pelo aumento de volume da água ao formar o gelo de forma semelhante ao que pode ocorrer com a cristalização de sais com aumento de volume em fissuras de rochas e de minerais.
Intemperismo biogênico é importante a ação dos seres vivos como as cracas e mexilhões no mar, as raízes de plantas na terra, e outros seres que promovem ou auxiliam no processo de intemperismo, podendo-se dizer que, em última análise, estes processos são, na realidade, químicos e/ou físicos, como, por exemplo, ácidos úmicos (químico) e crescimento e expansão nas fraturas de rochas (físico) de raízes de plantas.
c) Agentes ou processos do intemperismo químico e físico
Processos físicos, químicos produzem desagregação e alteração da composição química e mineralógica das rochas.
d) Qual o produto final do intemperismo?
O solo é o resultado dessa alteração das rochas próximo a superfície (alteração supergênica).
2. Bacias sedimentares

a) Conceito - Depressão enchida com detritos carregados das áreas circunjacentes. A estrutura dessas áreas é geralmente composta de estratos concordantes ou quase concordantes, que mergulham normalmente da periferia para o centro da bacia. A bacia sedimentar pode, à primeira vista, coincidir com a bacia hidrográfica, porém, algumas vezes, esta última é bem mais extensa e seus rios drenam outros terrenos, muito além da área sedimentar. As bacias sedimentares podem ser consideradas como planícies aluviais que se desenvolvem, ocasionalmente, no interior do continente. Nas bacias sedimentares o empilhamento das aluviões dá uma estrutura diferente da observada nas áreas de rochas cristalinas e cristalofilianas. Há uma relação estrita entre a natureza e a estrutura das rochas e as formas de relevo.

3. Escudos
a) Conceito - Primeiros núcleos de rochas emersas que afloram desde o início da formação da crosta. Zonas atualmente estáveis quando à tectônica. A distribuição geográfica dos principais escudos é a seguinte: 1 – Fino-Escandinavo; 2 – Siberiano; 3 – Canadense; 4 – Sul-Africano; 5 – Guiano; 6 – Brasileiro; 7 – Patagônico. O termo escudo foi aplicado originalmente por E. Suess aos escudos canadenses e bálticos.
4. Embasamento Cristalino
a) Conceito - Escudo constituído pelas rochas que afloram desde o começo da formação da crosta terrestre.

5. Cráton

a) Conceito - São grandes áreas continentais que sofreram pouca, ou nenhuma, deformação, desde o Pré-Cambriano, há cerca de 570 milhões de anos. Os cratóns podem ser subdivididos em duas grandes áreas: uma central, conhecida por escudo, que é bastante estável, e uma plataforma marginal, formada por rochas sedimentares, que sofreram pequenas movimentações, ou apresentam camadas sedimentares horizontais, que recobrem o escudo Pré-Cambriano.
6. Solo
a) Conceito - Material inconsolidado superficial que ocorre como capa sobre as rochas e desenvolvido por intemperismo, sejain situ, das rochas imediatamente abaixo (solo autóctone), seja de rochas próximas, tendo sofrido pequeno transporte, muitas vezes com níveis seixosos transportados por enxurradas (solo alóctone).O capeamento de solo varia de lugar para lugar, lateralmente e verticalmente, na dependência de fatores relacionados com a sua formação (tipo de rocha original, clima, relevo...), a sua manutenção (cobertura vegetal com trama radicular principalmente) e com sua degradação (processos erosivos principalmente). Assim, em regiões úmidas e florestadas, o solo pode ser bem profundo e com todos os horizontes, enquanto que em regiões semi-áridas a áridas, é comum o litossolo (solo de rocha com pouca alteração). Um perfil completo de solo apresenta as seguintes camadas:
Horizonte O - nível superficial de acumulação de material orgânico de restos de plantas e animais (humus), expressivo em regiões florestadas;
Horizonte A - camada superior, de mistura da rocha alterada, muitas vezes fortemente lixiviada de elementos solúveis, e de humus, onde se fixa a maior parte das raízes das plantas e vivem animais e vegetais do solo que ajudam a decompor restos orgânicos e deles se alimentam, como bactérias, minhocas..;
Horizonte B - muitos dos nutrientes, lixiviados dos horizontes superiores ocorrem neste nível que ainda tem restos de humus e pode ser atingido por raízes maiores das plantas;
Horizonte C - nível da rocha parcialmente alterada, podendo manter vestígios da estrutura e mesmo textura da rocha que deu origem ao solo, sem humus;
Horizonte R - rocha não alterada que deu origem ao solo e que pode ser a rocha-mãe local (bedrock) ou camada de material fragmentário rochoso trazido por gelo, por gravidade (colúvio), etc.. Cobrindo a rocha local.
b) Tipos
Solo humoso: rico em materiais orgânicos e excelente para a agricultura.
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo.
Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.
Solo Argiloso - Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Solo Arenoso - Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordestina do Brasil, sendo permeável à água. Solo Humoso - Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas). Solo Calcário - É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deseserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário