sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

RELATÓRIO DE PRÁTICA INVESTIGATIVA: “ZONA COSTEIRA DE ARACAJU – COROA DO MEIO”

(Trabalho interdisciplinar apresentado à disciplina de Geomorfologia, sob orientação da professora Aracy Losano Fontes)

CLEIDIANE ANDRADE SANTOS
CARLOS DUARTE M. PINA
DANILO GARCIA DO NASCIMENTO
ISABELLE CHRISTINE SOUZA DE CARVALHO
SAMARA SANTOS FERRAZ
THÍAGONY HELLEN DE JESUS SANTANA VIEIRA





INTRODUÇÃO
O relatório de prática investigativa a “Zona Costeira de Aracaju – Coroa do Meio” tem por objetivo a observação e explanação dos assuntos da geomorfologia litorânea. Tendo como fatores principais identificar o comportamento das ondas, os processos de erosão, tipos de sedimentos, transporte-deposição, as planícies costeiras: praia estuarina e praia oceânica. Como também a sua importante relação com a geomorfologia fluvial.
A realização da prática investigativa tem por finalidade levar o aluno a pratica, de modo que haja uma interação entre a teoria em sala de aula com a prática em campo.
Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa em campo, coleta de dados, observação direta, registro fotográfico.
Foi realizada a visita técnica passando pelos seguintes locais: entre a praia do Bico de Pato, até o Farol de Aracaju na Coroa do Meio - localizado próximo a praia dos artistas.



CONCLUSÃO
Através da prática investigativa na “Zona Costeira de Aracaju – Coroa do Meio”, pode-se observar a importante relação entre a geomorfologia fluvial e a litorânea, ou seja, a ação dos rios no transporte e deposição de sedimentos e o Oceano na remoção e depósitos dos mesmos ressaltando também a presença da ação antrópica modificando e degradando o ambiente natural.
É importante destacar que esse trabalho possibilitou a inter-relação da teoria com a prática, eficazes no processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário